Biomecânica, Anatomia e o Pilates
O pilates apareceu no Brasil nos anos 90 trazendo para os fisioterapeutas, educadores físicos, profissionais da dança entre outros, um instrumento de cinesiologia importante e extremamente eficaz.
Com seus famosos exercícios, trouxe alternativas para fortalecimentos, alongamentos, treinos de coordenação motora e equilíbrio. Entretanto precisamos nos perguntar uma coisa:
Você sabe qual o objetivo do exercício que você passa para o seu cliente?
Com cerca de 650 músculos, 203 ossos e inúmeras articulações, o corpo humano precisa ser primeiro entendido para que tenhamos tranquilidade e possamos orientar o exercício correto para nosso cliente.
Neste momento os estudos da anatomia e da biomecânica são essenciais para que possamos entender o movimento que estamos propondo com tranquilidade.
O Pilates possui em sua essência a globalidade, ou seja, a execução de exercícios em mais de uma articulação, ativando mais de um grupamento muscular. Por este motivo, a análise biomecânica pode acabar dando um pouco mais de trabalho. E ao mesmo tempo o que deve trazer diversos benefícios para nossos clientes, também pode algumas vezes trazer prejuízos, caso cada movimento não seja analisado da forma correta.
Sei que o livro de anatomia e o de biomecânica estão guardados em cima do armário dentro daquela caixa junto com material da faculdade, mas esses livros são partes essenciais da sua atividade profissional. Então tire a poeira deles e coloque-os na sua cabeceira. Somente eles poderão te ajudar a definir qual músculo está sendo trabalhado em cada um dos exercícios.
Comece sempre seus atendimentos estabelecendo para seus clientes objetivos diretos, pergunte!!
- O que traz você aqui?
- Qual seu objetivo com o Pilates?
- O que você pretende ganhar nas sessões de Pilates?
A partir disso você pode abrir seus livros e ir atrás das formas de dar ao seu cliente o que ele realmente deseja.
Mas a biomecânica não se limita ao nosso corpo, porque além dele também utilizamos os equipamentos do método Pilates na hora dos exercícios e vai aí mais uma pergunta:
Você sabe como funciona a mecânica dos equipamentos de Pilates?
Não só o nosso corpo, mas, também os equipamentos de Pilates possuem vetores de força, resistências e alavancas que precisam ser conhecidas para que possamos montar o equipamento da forma correta. Isso tudo porque os nossos clientes são diferentes entre si. Brevilíneos e longilíneos não podem ser atendidos com o mesmo ajuste nos equipamentos de Pilates.
Explore seus aparelhos, mexa em todos as possibilidades e principalmente experimente!!
Somente conhecendo tudo que seu equipamento pode te oferecer você saberá a melhor forma de utiliza-lo.
Então o desafio está lançado! Olhe cada um dos movimentos que você propor hoje ao seu cliente e se pergunte:
Para que serve esse exercício?
O aparelho está ajustado conforme o objetivo que quero alcançar?
Tenho certeza que seus atendimentos serão muito mais eficientes!
Abraços a todos!
コメント